Bar da Piscina - O papo aqui é sobre natação


Por que não São Paulo?

São Paulo é o estado com maior número de nadadores federados. Em São Paulo estão também a maioria das principais equipes de natação do Brasil e é também onde treina a maior parte dos atletas da seleção brasileira. É o estado dos dois maiores medalhistas olímpicos da nossa natação, Gustavo Borges e César Cielo, não é apenas onde nasceram, mas aonde foram formados como atletas. São Paulo é uma cidade grande, a maior do Brasil, tem boa rede hoteleira, é um centro cultural e comercial dos mais importantes do mundo. Apesar disso tudo, São Paulo nunca foi cogitado para realizar um evento internacional de natação. E eu pergunto: por que?

Veja bem! Esse texto não trata-se de uma defesa bairrista, na verdade vocês não acham justo que a cidade que mais tem contribuido com a evolução da nossa natação fosse merecedora de receber um grande evento da natação mundial?

Essa semana Coaracy Nunes anunciou que deve trazer o Mundial de Natação de 2015 para o Brasil e, mais uma vez, para o Rio. A cidade que já está envolvida com os dois maiores eventos esportivos do mundo, a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, receberia mais um grande evento. Até ai, nada contra! Mas não acho correto com o restante do país e muito menos com o Rio que já vai ter coisa demais com o que se preocupar.

Por que não trazer o Mundial para São Paulo? Por que o "Faraó da Natação Brasileira" não dá uma olhadinha de lado de vez em quando e olha para o estado que mais tem trabalhado para o crescimento da natação. Mais uma vez repito, não trata-se de pura defesa do meu estado e cidade, trata-se de ser justo com aqueles que tem trabalhado duro. Outros estados também tem feito muito bem pela natação, mas olhem com atenção: Minas já recebe a Copa do mundo, Paraná a Copa Mercosul, o Rio nem precisamos comentar, e São Paulo? Que grande evento de natação já sediou a cidade onde treinam Felipe França, Gabriella Silva, Flávia Dellaroli, Nicholas Santos, Gabriel Mangabeira e cia?

Já imagino uma piscina temporária montada no ginásio do Ibirapuera, ou melhor ainda, uma reforma total na piscina do Constâncio Vaz Guimarães, o que seria um grande benefício para uma piscina que já viu nascer tantos nomes importantes da nossa natação e hoje está cheia de problemas e com equipamentos muito ultrapassados.  Enfim, fosse de um jeito ou de outro, acho que São Paulo merece essa oportunidade. Acho que os dirigentes esportivos precisam lembrar que o Brasil é formado por 27 estados e todos merecem o direito de mostrar para o mundo que, de sua maneira, também tem sua beleza e importância!

 



Escrito por Rodrigo às 18h08
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 
Meu perfil





BRASIL, Sudeste, SAO PAULO, Homem, de 36 a 45 anos, Portuguese, English, Esportes, Informática e Internet



Histórico


Votação
Dê uma nota para
meu blog



Outros sites
 Bestswimming
 Swim It Up
 Raia Quatro News
 Epichurus
 UOL - O melhor conteúdo