Bar da Piscina - O papo aqui é sobre natação


Pra sentir tristeza... e raiva!

No Post anterior defendi a idéia de termos o Campeonato Mundial de Natação de 2015 em São Paulo. No texto, disse que gostaria de ver a piscina do Constâncio Vaz Guimarães (Ibirapuera) reformada e sediando a competição mais importante do nosso esporte.

A Piscina do Ibirapuera, que é assim carinhosamente chamada, que é de responsabilidade do Governo Estadual de São Paulo, já foi palco de muitas competições importantes, nos diversos níveis do nosso esporte, desde os grandes festivais para não-federados, como o Torneio Joven Pan Kibon e Torneio Bob's, até os campeonatos nacionais e internacionais também.

Desde o final dos anos 80, quando comecei a participar de competições nessa piscina, já era nítida a necessidade de reforma do local. Os banheiros sempre foram péssimos, a piscina sempre com um ou outro azulejo solto, raias quebradas, balizas mal fixadas, sem contar o problema do aquecimento, quase sempre quebrado. Em Agosto de 2003 participei de uma das etapas do Circuito Paulista Master de Natação com a temperatura da água a 18º. Se não é a temperatura adequada para atletas da elite, o que dizer para os amadores e senhores da categoria master?

Fazia algum tempo que não ia à piscina do Constâncio Vaz Guimarães, mas imaginava que as coisas por lá não estavam melhores, mas também não imaginava que estava tão piores.

Hoje, levado pela curiosidade que me bateu desde o último post, fui até o Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães. Conversando com funcionários do Complexo Esportivo, que também mostram-se indignados com a situação, descobri que a piscina está fechada para reforma há mais de 1 ano. Todas as atividades foram canceladas e a reforma mesmo, até agora, nada! As duas piscinas (a olímpica e a de saltos) estão quase vazias e a pouca água que resta nelas está preta! Não há nenhum sinal de obras no local, o mato cresce para todo lado, a sujeira também! O parque aquático está em completo abandono!

A Cidade de São Paulo é a 3ª maior economia do nosso pais, só perde para a própria nação e para o Estado de São Paulo, ou seja, somos uma cidade que tem poder econômico superior a todos os estados brasileiros. Só por saber essa informação, seria impossível imaginar que o Complexo Esportivo mais importante da nossa cidade, se não for do nosso Estado, está jogado ao descaso dos nossos governantes.

Não duvido que ano que vem, ano de eleição, a piscina reapareça maquiada, com direito a inauguração e rompimento de faixa pelos nossos ilustres políticos, mas o problema é muito mais embaixo. A piscina está péssima! Os azulejos quebrados e sujos, o encanamento completamente comprometido, as arquibancadas um lixo, os banheiros piores possíveis, o placar eletrônico destruido, sem contar o sistema de aquecimento, completamente ultrapassado e falho. Uma pequena reforminha não resolveria em nada, só mascararia um problema que se arrasta há pelo menos duas décadas. O Ibirapuera precisa de uma grande reforma, uma grande modernização, coisa que eu não acredito que nossos políticos sejam capazes e estejam comprometidos a fazer.

Acredito que muitos dos que leem esse blog tiveram o prazer de competir nessa piscina. Acredito que ao verem as fotos abaixo vocês sintam a mesma tristeza e indignação que senti, que vocês percebam que essa piscina, que já foi palco de tantos sonhos, de tantas realizações, hoje está esquecida, abandonada pelos nossos governantes.

Espero que nós, como nadadores, ex-nadadores e amantes do nosso esporte, nos lembremos bem do Sr. Claury Santos Alves da Silva, secretário do Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo, e do ilustre governador José Serra nas próximas eleições. Vamos lembrá-los com o mesmo carinho e boa vontade com a qual eles veem cuidando da piscina PÚBLICA mais importante do Estado de São Paulo.

Vista da piscina olímpica...

...e da piscina de saltos!

Essa é a cor da pouca água que resta dentro das piscinas!

Os azulejos que não estão quebrados, estão imundos!

"Da medo de passar pelo saguão que cruza as piscinas, por causa dos vazamentos e infiltrações. Tenho medo que tudo isso arrebente!" Fala de um dos seguranças do local.

Foto tirada pelo "janela subaquática" da piscina de saltos. Tirei a foto e sai correndo com medo que aquilo tudo caisse na minha cabeça!

A arquibancada suja e cheia de mato...

...só não está pior do que o Placar Eletrônico, em completa ruina!

 



Escrito por Rodrigo às 12h42
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 
Meu perfil





BRASIL, Sudeste, SAO PAULO, Homem, de 36 a 45 anos, Portuguese, English, Esportes, Informática e Internet



Histórico


Votação
Dê uma nota para
meu blog



Outros sites
 Bestswimming
 Swim It Up
 Raia Quatro News
 Epichurus
 UOL - O melhor conteúdo